Reunião de iniciativa popular discute questão da água em Recreio

Desde 2014 a cidade de Recreio sofre com problemas no abastecimento de água em épocas de estiagem prolongada. Desde então os órgãos públicos tem sofrido críticas. Porém, este ano alguns setores da sociedade resolveram ajudar. A primeira medida foi uma reunião informal na manhã deste sábado (30) realizada no Centro Cultural Aristides Dorigo.

Sociedade reunida para discutir a água.
Sociedade reunida para discutir a água.

Ao todo 17 pessoas estiveram presentes no encontro que foi divulgado via redes sociais. A iniciativa partiu do diretor da E.E Olavo Bilac, Ruan Ferreira. Além da água foram discutidos outros assuntos que envolvem a situação ambiental como o lixo urbano e as matas ciliares. A todo momento ficou claro que a reunião não seria de cunho político partidário.

Sobre a água todos foram conscientes de que a atitude emergencial neste momento é a perfuração de poços artesianos, conforme orientações técnicas do engenheiro do SAAE, Antônio Edilso Lima. Na reunião foi explanado pelo engenheiro que o custo do investimento é de entorno de R$ 40 mil, podendo variar para mais devido a profundidade do poço.

“Em longo prazo a ideia é recuperar as matas ciliares, inclusive, no entorno das nascentes do Ribeirão dos Monos, porém é necessário vistoriar rotineiramente as mudas. Não adianta só plantar”, disse Ruan Ferreira.

O lixo urbano também foi um dos assuntos debatidos. Foram mapeados os locais aonde pequenos lixões são formados e um projeto piloto foi apresentado. No calçadão ao lado da E.E Olavo Bilac, onde há problemas com sacos de lixo, com apoio de parceiros serão instalados três tambores que servirão de lixeiras. “Vamos ver se vai dar certo, caso tenhamos sucesso vamos sugerir instalar por toda cidade”, disse Ruan Ferreira.

Para colocar a Administração Municipal a par dos assuntos, uma reunião será marcada com o prefeito Zé Maria Barros para abordar os seguintes temas conforme deliberação dos participantes do encontro popular: possibilidade da perfuração de poços artesianos; criação de um disk denúncia para desperdícios de água; e funcionamento da Defesa Civil do Município.

Participaram do encontro deste sábado: Ruan Ferreira, diretor da E.E Olavo Bilac; Vítor do Bem, diretor da E.E Presidente Carlos Luz; Daniela Cardozo, gestora do Centro Cultural; Márnio Jatobá, professor da rede estadual e municipal; Cássia, estudante do curso do Magistério da E.E Olavo Bilac; Antonio Edilso Lima, engenheiro do SAAE; Leonardo Ribeiro, professor e diretor do Site Pólis; Renata Cardoso, engenheira ambiental; Augusto “Gigante”, funcionário público municipal; Marcelo Xavier, funcionário privado; Carlos Eduardo Xavier, funcionário privado; Marcelo Barbosa, advogado e presidente do Social Country Clube; Patrícia Fernandes, empresária da área de eventos; e os vereadores, Beto, Leninha, Pororoca e Valma.

Reunião no Centro Cultural deste sábado.
Reunião no Centro Cultural neste sábado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *