O Trem Rio-Minas que visa resgatar o movimento ferroviário através do turismo na região da zona da mata mineira e no sul fluminense chegou a Recreio no sábado (16). O prefeito, Zé Maria Barros, ao lado do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, diz ser um momento histórico para a cidade. Oito municípios participam do circuito.
Na sexta-feira (15) duas locomotivas que farão o transporte dos vagões de passageiros já haviam chegado. No dia seguinte pela manhã, as máquinas seguiram para a estação de Vista Alegre para buscar o vagão vindo por meio de carreta da capital do Espírito Santo, Vitória.
Durante todo o dia os voluntários da ONG Amigos do Trem trabalharam para colocar o carro nos trilhos. Por meio do Facebook a Organização agradeceu ao Grupo Mil da Rede de Supermercados BRAMIL, ao Sr. Josemo Corrêa, aos prefeitos do circuito, aos voluntários, ao DNIT e VLI pelo apoio técnico e logístico.
O vagão chegou a Recreio já na noite de sábado e com um ar de saudosismo o trem entrou na área urbana apitando. Na Praça dos Ferroviários várias pessoas aguardavam a chegada.
O prefeito municipal, Zé Maria Barros, que veio dentro do vagão acompanhado da primeira-dama Patrícia Surerus, do vice-prefeito João Dólar e do presidente da Câmara Municipal, Paulinho Pintor, disse que este foi um dia histórico. “Recreio é fruto da expansão ferroviária no século XIX. Pelos trilhos a nossa cidade progrediu. Agora temos uma nova oportunidade de alavancar a economia do município e da região. Parabéns a todos envolvidos no projeto, em especial ao amigo Paulo Henrique do Nascimento”, concluiu.
O Trem Rio-Minas tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na zona da mata mineira e no sul fluminense, por meio do turismo. Serão utilizados aproximadamente 120 km de ferrovia, percorrendo os municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia e Três, no Rio de Janeiro. Existe ainda a possibilidade do projeto atender outro circuito, entre Santo Antônio de Pádua, Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.
As locomotivas e o vagão estão na oficina de Recreio para manutenção e reparos necessários. Os demais carros, em total de 15, estarão vindos gradativamente, por causa da logística complexa.
Queria parabenizar a todos os envolvidos nesse maravilhoso projeto!!!Sou Maquinista ferroviário, atualmente desempregado, porém não consigo ficar mais longe da ferrovia, é tbm gostaria de saber se a ONG Amigos do trem tem algo sobre o retorno do barrinha, pois sou morador de Barra Do Piraí!!!!Obrigado