O Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” voltou a emitir um alerta à população sobre a situação do abastecimento de água em Recreio neste período de estiagem prolongada. No comunicado a direção pede que todos façam economia para evitar o racionamento.
De acordo com o diretor José Augusto de Souza Filho “Dutinha”, a vazão na Estação de Tratamento de Água “ETA”, localizada no bairro Alto do Asilo, está em 21 litros/segundo, porém está sendo necessário o uso da bomba auxiliar do Ribeirão do Monos. Em épocas normais a ETA trabalha com 25 l/s. “Estamos captando em média 10 l/s do manancial e outros 11 do Ribeirão, por esse motivo, a tarifa de energia elétrica deverá ter um acréscimo de 100% para o SAAE neste mês. Precisamos do apoio dos recreienses com uma simples economia de água neste período”, disse o diretor.
Os sites de meteorologia não apresentam chuva para Recreio para os próximos 15 dias.
Prefeito pleiteia recurso da FUNASA
Há um mês o prefeito municipal, Zé Maria Barros, enviou um projeto pleiteando um recurso financeiro da FUNASA para melhoramento do sistema de abastecimento de água em Recreio através da construção de poços artesianos. A Fundação ainda não deu uma posição sobre o projeto.
Bairro José de Freitas Coutinho recebe reservatórios
No bairro José de Freitas Coutinho, popularmente conhecido como casinhas do Taranto, o SAAE em parceria com a Prefeitura instalou dois reservatórios de 20 mil cada para abastecer uma das áreas que mais sofrem em períodos de estiagem. A ligação do sistema está em fase de conclusão.