Os 15 vagões do “Trem Rio Minas” adquiridos por meio da iniciativa privada devem chegar a Recreio ainda este ano. Segundo informações extraoficiais há expectativa dos carros desembarcarem na oficina da cidade no mês de setembro. O prefeito Zé Maria Barros, entusiasta da ideia, autorizou alguns serviços de incentivo solicitados pela ONG Amigos do Trem.
Por meio do Facebook a ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto que visa movimentar o turismo nas cidades pertencentes aos 120 km do percurso entre Cataguases e Três Rios (RJ), passando por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia (RJ), informou que os 15 vagões de passageiros da empresa VALE S/A foram adquiridos através do Grupo da Rede de Supermercados BRAMIL com apoio da Prefeitura de Três Rios. Na nota publicada na rede social a ONG ainda ressaltou que há a possibilidade de uma extensão do trem ligando Recreio, Palma e Santo Antônio de Pádua (RJ), este circuito passaria pelo distrito de Angaturama.
A oficina da cidade tem sido local de revitalização de equipamentos que serão utilizados na manutenção da ferrovia do trecho e será lá que os vagões/locomotivas receberão todos os cuidados para em breve retornar com o movimento do trem de passageiros na região. Os serviços na oficina são realizados por voluntários. Informações extraoficiais dão conta da chegada dos carros já no próximo mês.
O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, recebeu esta semana o comunicado oficial do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, da aquisição dos vagões e disse estar muito ansioso para o sucesso do projeto. No ofício enviado ao prefeito havia algumas solicitações de serviços, como a poda de árvores que estão no trecho que a ferrovia passa pelo Município e a liberação de energia elétrica para a continuidade dos trabalhos na oficina. Os pedidos foram autorizados.
Em Recreio a esperança para a volta do movimento ferroviário é grande. A cidade é originária da expansão ferroviária no século XIX, ainda no período imperial do Brasil.
Parabéns pela iniciativa! Sentia saudades do tempo em que minha família viajava do estado do Rio de janeiro pra cidade de Recreio! Tomara que volte a funcionar logo!!!
Parabéns..Será a revitalização das pequenas cidades e distritos da região.
Parabéns. para todos os que creram na volta aos trilhos dos trens de passageiros
RIO-MINAS
Parabéns pela iniciativa Ao ler esta maravilhosa notícia,passou um filme em minha memória.Foram muitas viagens,infância e adolescência.Quem viveu isto nunca esquecerá.Quero contar o trem em frente minha casa em Angaturama.Viva!!!!!!
Amei, parabéns pela bela iniciativa