Há 38 anos acontecia a 1ª Exposição de Recreio, com concurso leiteiro, encontros de recreienses ausentes, shows musicais e outras atrações, entre os dias 25 e 29 de julho. Nos dois primeiros anos a festa foi realizada em um terreno cedido pela família Vieira Germello, no centro.
No cartaz (foto abaixo) de promoção do evento constavam algumas informações interessantes como a menção do 40º aniversário do Município; a solicitação para os comerciantes encerrarem o funcionamento das vendas mais cedo nos dias 25 a 28 de julho; a realização como sendo do povo de Recreio com apoio da Prefeitura, Câmara, EMATER, SAAE, IESA, SPAM, Bemge, Minas caixa, Clube Flor da Mocidade, Sindicato Rural, Lions Clube, Loja Maçônica de Recreio, Jornal de Recreio e Colégio João XXIII; e a comemoração do Dia do Recreiense e o 1º Encontro de Recreienses Ausentes, realizado no sábado, dia 28.
Na programação estavam algumas solenidades da Prefeitura, como o descerramento da placa da Rua Antônio Ferreira Germello, junto a Exposição, e a inauguração da passarela de acesso a Matriz Jesus Menino Deus, denominada de Passarela João Paulo I. Em 1979, Recreio era administrando por José Amaury Teixeira de Barros (i.m), pai do atual prefeito municipal, Zé Maria Barros. Em 1981, Zé Teixeira, como era mais conhecido, levou a festa para um pátio próprio, onde hoje leva o seu nome. Neste mesmo ano o então prefeito conseguia realizar através do Governo Estadual uma das maiores obras da história de Recreio: o asfaltamento da estrada Recreio-BR 116.
Transcorridos quase 40 anos, muita coisa mudou na Exposição. Os shows ficaram mais atrativos, a segurança ficou mais exigida, e outros detalhes mais, porém, duas coisas ainda continuam no espírito da festa: a receptividade do povo recreiense e a expectativa de reencontrar os amigos.
A solenidade de abertura oficial da 39ª Exposição acontece nessa quinta-feira (28), a partir das 21h.