Economia Solidária de JF apresenta aos artesãos de Recreio a importância do cooperativismo

Na última quarta-feira (14) os coordenadores da Economia Solidária da Regional Zona da Mata – Pólo Juiz de Fora, Paulo César de Oliveira e Elisa Chaves, apresentaram aos artesãos de Recreio e profissionais autônomos a importância da ideia cooperativista durante reunião no Centro de Referência de Assistência Social “CRAS”.

Artesãos reunidos no CRAS com a Economia Solidária de JF.
Artesãos reunidos no CRAS com a Economia Solidária de JF.

Aproximadamente 20 profissionais do movimento artesão e profissionais autônomos, recentemente organizados em uma Associação criada por intermédio da equipe administrativa do prefeito Zé Maria Barros, conheceram as diretrizes da Economia Solidária e temas relacionados com o sistema cooperativista. Houve também exibição de vídeos de cidades do Brasil onde este tipo de projeto já está em andamento e com resultados satisfatórios para os integrantes. Alguns artesãos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas a cerca do tema da reunião.

Os coordenadores Paulo César e Elisa destacaram que o cooperativismo, foco principal da Economia Solidária, é um jeito diferente de produzir e vender, com cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A criação da Associação dos Artesãos, denominada de Recrearte, está a cargo da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o secretário Diego Pena, “na última reunião do grupo, em 31 de maio, o Estatuto da entidade foi lido e aprovado por todos os presentes. A próxima etapa será o registro na Receita Federal e a aquisição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica “CNPJ”. Por fim o executivo municipal enviará um projeto de lei para apreciação do legislativo com objetivo de instituir a utilidade pública da entidade. Nos próximos meses uma capacitação para os artesãos de Recreio está sendo programada, em breve daremos mais informações”, concluiu o secretário.

Participaram também da reunião o prefeito municipal, Zé Maria Barros; o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Pena; o coordenador do CRAS, Marcelo Andrade; os vereadores, Paulinho Pintor e Pororoca; e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Silva.

Artesãos no CRAS.
Artesãos no CRAS.
Secretário Diego Pena conversando com os artesãos.
Secretário Diego Pena conversando com os artesãos.
Presidente do CMAS, Danilo Silva, conversando com os artesãos.
Presidente do CMAS, Danilo Silva, conversando com os artesãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *