MG não vai ampliar vacinação contra a gripe para toda população, exceto em cidades que já atingiram a meta

Em comunicado emitido pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina a todos os municípios integrantes do órgão, incluindo Recreio, foi informado que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não vai aderir à ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população, exceto em cidades que já atingiram a meta de 90%.

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

No caso de Recreio a imunização até o momento alcançou 79% do público alvo (crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; e professores de escolas públicas ou privadas). Na GRS/Leopoldina, apenas Estrela Dalva e Santo Antônio do Aventureiro conseguiram a meta.

A campanha nacional de vacinação será concluída na próxima sexta-feira, dia 9.

Confira na íntegra o comunicado da Gerência:

Prezados Coordenadores,

Segue e-mail do Nível Central- Memorando 232/2017 sobre o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para a  ampliação da vacinação de influenza para toda a população, para conhecimento e ampla divulgação.

Informamos que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais não vai aderir a medida ( ampliação da vacinação de influenza para toda a população) e orienta continuar a vacinação dos grupos prioritários até o dia 09/06/2017, sexta-feira.

Grupos prioritários contemplados: Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes em qualquer idade gestacional; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; Povos indígenas aldeados; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica; e População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ressaltamos sobre a importância de reservar as doses para atender o esquema de segunda dose em crianças.

Os municípios que já alcançaram a meta de 90% em TODOS os grupos prioritários e tiverem estoque de vacina disponível, podem estender a vacinação para o restante da população.

Até o momento, SOMENTE os municípios de Estrela Dalva e Santo Antônio do Aventureiro conseguiram atingir a meta (90%) para TODOS os grupos alvo. Dessa maneira, estão habilitados, conforme o memorando, a ampliar a vacinação influenza para toda a população, desde que reserve a segunda dose do esquema para as crianças.

Atenciosamente,
Elizabete Guimarães Santos Vieira

Referência Técnica em Imunização

Núcleo de Epidemiologia, Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador

Gerência Regional de Saúde de Leopoldina

Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *