Embora a vigência da Lei Complementar nº 131/2009 “Lei da Transparência” e da Lei Federal nº 12.527/2011 “Lei de Acesso à Informação” esteja há pelo menos seis anos proporcionando ao cidadão total conhecimento dos dados que seja de interesse público no âmbito dos governos federal, estaduais e municipais, só a partir deste ano com o início da administração do prefeito Zé Maria Barros que a Prefeitura de Recreio passou a disponibilizar o “Portal da Transparência”.
Segundo as leis, que trouxeram um novo modelo de gestão pública, principalmente para prefeituras por meio de sites institucionais, todas as informações sobre receitas, despesas, contratos e outros documentos devem estar à disposição de todos, sem a necessidade de apresentar motivo pelo qual deseja obter o conhecimento.
Apesar dessa inovação a divulgação de informações através do chamado “Portal da Transparência” até o ano de 2016 caminhava a “passos lentos” no site da Prefeitura de Recreio, www.recreio.mg.gov.br, o que deixava o cidadão sem saber pra onde ia o dinheiro público.
“A partir de 2017, mesmo com o caos administrativo que encontramos Recreio, aos poucos estamos adequando os nossos serviços à necessidade de cada recreiense. Hoje o Portal da Transparência da Prefeitura é uma realidade. Através dele qualquer cidadão pode acessar livremente as diretrizes do nosso governo e acompanhar a aplicação do dinheiro público”, disse Zé Maria Barros. Segundo o prefeito novas providências estão sendo tomadas na parte de estruturação do portal e em breve estarão no ar.