As Folias de Reis de Recreio começam a ser cadastradas no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais “IEPHA/MG” por meio de iniciativa da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria José Lacerda “Zezé” e da presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Daniela Cardozo, em reconhecimento ao valor histórico das manifestações para o Município.
Desde 2016 o Instituto mineiro vem identificando os grupos de folias do Estado a fim de elaborar o projeto de inventário cultural para fins de registro dessa importante manifestação cultural mineira. Naquele ano 1.255 grupos distribuídos por 326 municípios foram registrados na plataforma do IEPHA.
Para colher as informações pertinentes aos grupos de Recreio a presidente do Conselho do Patrimônio Cultural reuniu os representantes das Folias, Borges e Filhos; Costa Melo; Nova Jornada; Estrela Nova do Oriente; Dois Irmãos; e explicou a cada um o processo de registro. O grupo Moreira da Fonseca do povoado do Barreiros não esteve presente e justificou a ausência. Participaram também da reunião as funcionárias do Centro Cultural Aristides, Renata Cardoso e Sabrina Rezende; e o organizadora do Encontro de Folias dos Santo Reis, Mateus Ribeiro. A partir desta semana todas serão cadastradas no Centro Cultural Aristides Dorigo.