Trem Rio Minas está à procura de apoio da iniciativa privada

Com previsão de iniciar as viagens do trem turístico, Trem Rio Minas, em 2018, entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), o projeto idealizado pela ONG Amigos do Trem está à procura de apoio da iniciativa privada.

6
Prefeito de Recreio, presidente da Amigos do Trem e voluntários do projeto na oficina de Recreio.

O projeto criado em 2015 tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na zona da mata mineira e no sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e, Sapucaia e Três Rios, no Estado do Rio.

Segundo informações do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, “o projeto contará com duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes. Os equipamentos são da década de 1970, oriundos da Fábrica de Santa Matilde, estão sem utilidade, foram cedidas pelo DNIT e serão recuperadas em parceria com a iniciativa privada”.

No início deste ano a ONG recebeu a cessão da oficina de Recreio por meio da VLI, controladora da Ferrovia Centro Atlântica, e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes “DNIT”. “Na oficina já estão sete macacos eletromecânicos que serão utilizados para reparos e manutenções de locomotivas e vagões, além de três autos de linha que passarão por reformas e modernizações em parceria com o DNIT, prefeituras da região e apoio técnico da VLI”, disse Paulo Henrique.

Autos de linha na oficina de Recreio.
Autos de linha na oficina de Recreio.

A respeito das locomotivas que serão utilizadas, Paulo Henrique contou que a projeção da ONG é conseguir trazê-las durante este mês de abril. “As locomotivas virão de Lavras (MG), vão passar por Vitória (ES); de Vitória até Campos (RJ) e de Campos até a oficina de Recreio”, destacou.

Em janeiro o prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, encontrou-se com o presidente da Organização Amigos do Trem e firmou total apoio a reativação do movimento ferroviário.

Os interessados em apoiar o Trem Rio Minas podem entrar em contato e conhecer o projeto pelo site http://www.amigosdotrem.org/.

7
Amigos do Trem, prefeito de Recreio e voluntários na oficina de Recreio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *