Infestação do Aedes em Recreio é o triplo do aceitável pelo Ministério da Saúde

Entre os dias 6 e 23 de março a Epidemiologia realizou o segundo levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti do ano em Recreio e o resultado foi o triplo do aceitável pelo Ministério da Saúde.

6
Agente encontrado focos.

Na área urbana de Recreio foram trabalhados 1.046 imóveis com 3,4% destes com ocorrência do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus e da temida febre amarela. Em janeiro, o primeiro índice de infestação havia apontado 2,3% de incidência das larvas do mosquito. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Confira os bairros onde há registros de focos positivos: Caxias (1), Centro (1), José de Freitas Coutinho (1), Canto dos Ferreira (2), Alto do Asilo (8), Canto da Fábrica (3), Sebastião Dadú Arruda (3), Avenida (1), São Joaquim (4), Planalto (9) e Santo Amaro (3).

Na rua do macaco morto, 50% dos focos encontrados foram positivos

Rua Augusto Morais.
Rua Augusto Morais.

Nesta semana, os agentes de epidemiologia realizaram diversos trabalhos na Rua Augusto Morais “Beco do Naliba”, onde um macaco foi encontrado morto, e também na Grota do Clementino.

Além dos serviços de bloqueio mecânico com UBV Costal e recolhimento de inservíveis que poderiam ser criadouros do Aedes, os agentes coletaram 11 focos para análise. 50% das larvas pesquisadas foram positivas para o mosquito transmissor das doenças.

O macaco encontrado morto está em análise em Belo Horizonte. O laudo deverá sair em aproximadamente 30 dias.

Epidemiologia realiza orientação nas escolas

Nesta sexta-feira (24) a equipe da Epidemiologia iniciou uma série de orientações sobre o risco da proliferação do Aedes aegypti em Recreio com foco na febre amarela. O mosquito é o transmissor da doença na área urbana.

A ação começou pela E.E Olavo Bilac e circulará por todas as escolas do Município na próxima semana.

cats 1
Orientações na E.E Olavo Bilac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *