Projetos da Secretaria de Saúde de Recreio poderão ser selecionados para Congresso Nacional

Dois projetos criados pela Secretaria Municipal de Saúde de Recreio poderão ser selecionados para a “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS” do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems): Infodados – Qualificação Estratégica com Business Intelligence no e-SUS e Programa Luz dos Olhos – Mutirão de Cirurgias de Cataratas. O evento contará com a presença de práticas exitosas de todos os estados.

Apresentação na etapa regional.

Infodados

A proposta inovadora visa qualificar o cadastramento de usuários no sistema e-SUS, otimizando a gestão das informações por meio de ferramentas como Power BI, PostgreSQL, além da aplicação da metodologia DMAIC. Essa modernização tem gerado resultados significativos na eficiência da atenção primária à saúde no município.

O principal indicador de desempenho do projeto é a evolução do ISF (Indicador Sintético Final), métrica do programa Previne Brasil, que apresentou um crescimento de 72,43% entre 2021 e 2023:

  • Q1 2021: ISF = 5,73
  • Q2 2021: ISF = 4,94
  • Q3 2021: ISF = 5,84
  • Q1 2022: ISF = 6,82
  • Q2 2022: ISF = 7,27
  • Q3 2022: ISF = 8,33
  • Q1 2023: ISF = 9,20
  • Q2 2023: ISF = 9,56
  • Q3 2023: ISF = 9,88

A qualificação dos dados permitiu à Secretaria mais precisão na tomada de decisões e maior proximidade das equipes com a comunidade, promovendo um atendimento mais humano e eficiente.

Atualmente, o projeto encontra-se em processo de adaptação para auxiliar a saúde do município a atingir as metas do novo modelo de financiamento da Atenção Primária, cuja avaliação se iniciará em 1º de maio de 2025.

Luz dos Olhos

O Programa não foi apenas um mutirão de cirurgias, mas sim um símbolo do compromisso da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Sebastião, com a saúde e o bem-estar da população. Essa ação mostrou que, quando há vontade política, planejamento e dedicação, é possível transformar a realidade e levar dignidade para aqueles que mais precisam.

Em 2021, foram atendidos 143 pacientes, e em 2022, mais 127 pacientes passaram pelo procedimento, totalizando 270 moradores beneficiados com a cirurgia de catarata. O sucesso do Programa Luz dos Olhos foi tão expressivo que, em 2023, a iniciativa se expandiu para além das fronteiras de Recreio.

A partir do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, o projeto ganhou ainda mais força e passou a atender não apenas a população de Recreio e seus distritos, mas também pacientes de mais 55 municípios que enfrentavam dificuldades no acesso ao tratamento cirúrgico da catarata.

Nos anos de 2023 e 2024, com a ampliação do atendimento para municípios vizinhos, aproximadamente 2.000 cirurgias foram realizadas. Agora, em 2025 por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas – Componente Cirurgia – foram atendidos aproximadamente 530 pacientes, abrangendo mais de 55 municípios. Esse resultado reafirma o compromisso do programa em ampliar o acesso à cirurgia de catarata e seguir impactando positivamente a vida da população.

O secretário de Saúde, Felipe Meira, disse estar otimista com os projetos. “Agradeço ao empenho de todos os servidores, pois este é o resultado do trabalho em equipe. Aguardo com muita confiança o resultado”, concluiu.

Projetos foram selecionados na etapa regional

O “Infodados e Luz dos Olhos” foram selecionados na etapa regional avaliada pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina. As apresentações foram feitas Germano Lima, coordenador do Infodados, e Mônica Oliveira e Daniele Marchito, do Luz do Olhos, que conta também com a coordenação de Luciene Paiva. O secretário de Saúde, Felipe Meira, acompanhou a equipe.

Mostra Brasil, aqui tem SUS

Os dois projetos de Recreio foram aprovados na etapa regional e agora estão na fase estadual. Sendo selecionados, eles estarão na “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS” durante o XXXVIII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte.

Este evento reconhece práticas exitosas dos serviços públicos de saúdes desenvolvidas em todo o país.

Germano Lima, coordenador do Infodados.

 

Mônica Oliveira e Daniele Marchito, coordenadora do Luz do Olhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *