Em decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado nesta quinta-feira (15) diversas regiões de Minas Gerais poderão passar para a “Onda Vermelha” do Plano Minas Consciente. A mudança significa que grande parte do Estado melhorou os dados epidemiológicos.
As macrorregiões de Saúde: Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu poderão avançar. Triângulo do Norte, Triângulo Sul e Noroeste, que já estavam na onda vermelha desde a última segunda-feira (9).
Ao contrário da “Onda Roxa”, a “Onda Vermelha” é optativa aos municípios e têm medidas menos rígidas, permitindo, por exemplo, o funcionamento de atividades não essenciais com limite do uso da capacidade.
Em Recreio, nos próximos dias um novo Decreto Municipal deverá determinar o avanço para a “Onda Vermelha”. A cidade integra a macrorregião Sudeste.
O anúncio oficial destas alterações a nível estadual aconteceu em coletiva de imprensa do governador, Romeu Zema, e do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.