Locomotivas do trem turístico estão prontas para ser encaminhadas a Recreio

As locomotivas do projeto que visa reativar o movimento ferroviário através do turismo, denominado “Trem da Terra”, com a participação de oito cidades no percurso, estão prontas para ser encaminhadas a oficina mecânica da estação de Recreio.

IMG-20160516-WA0000
Tarcísio e Paulo Henrique com coletes, ao centro funcionários da Vale.

As duas locomotivas, doadas pelo DNIT, estão em Lavras e este mês passaram por uma inspeção mecânica de técnicos e supervisores da empresa Vale, controladora da Ferrovia Centro Atlântica, a vistoria contou também com a participação do mecânico do Trem da Terra, Tarcísio Tiradentes, que reside em Recreio há mais de 10 anos, e do idealizador do projeto e presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento.

“Para trazer as máquinas para a oficina de Recreio a ONG conta com dois guindastes rodoferroviários e três carretas, duas para as locomotivas e outra para o truque. Essa semana o Paulo Henrique está acertando os detalhes para a implantação do projeto”, disse Tarcísio.

O trem turístico ligará as cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ), com parceria do Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, Governo de Minas, ONG Amigos do Trem e o apoio do Movimento Além nos Trilhos e das prefeituras das cidades do trajeto.

As manutenções e reparos das locomotivas e dos vagões serão realizados na oficina de Recreio.

IMG-20160507-WA0004
Locomotivas que virão para oficina de Recreio.
DSCF5523
Oficina de Recreio.

 

21 thoughts on “Locomotivas do trem turístico estão prontas para ser encaminhadas a Recreio

  1. jairo ferreira machado Reply

    … é preciso acreditar, a mim, no entanto, parece-me um sonho…

  2. Marly Reply

    Amei. So de ver esse barracão que meu avô trabalho antes de aposentar, me emociona. Amo trem. Gostaria de saber o roteiro de cada, é possível?

  3. Luiz Roberto Soledade Reply

    Vejo como positivo a vinda do trem porque se faz justiça com esta gente que tánto admira a ferrovia.

  4. Marly Reply

    Amo trem. Meu avô trabalhou antes de aposentar nesse barracão. Gostaria de saber o etinerario. É possível?

  5. Roberto Rangel Júnior Reply

    Essa notícia me traz à memoria as viagens de trem com meu saudoso Pai, quando criança… Vai ser uma experiência gostosa pra quem ainda não teve a oportunidade de experimentar um passeio sob trilhos.

  6. Leonardo Paes Reply

    Filho de maquinista, neto de maquinista, tive o privilégio de trabalhar como maquinista na FCA e estagiar na RFFSA. Hoje sou funcionário público no RJ, porém apaixonado por ferrovia. Com certeza, em breve estarei em Recreio para reviver esta história, dessa vez junto com minha família, que pela primeira vez andará de trem e conhecerá o trecho, Recreio a tTrês Rios.

  7. Sebastião Arruda soares Reply

    Sou filho de alem paraiba , mas vivia no vilarejo de Fernando lobo onde meu pai trabalhava na extinta rffsa na manutenção das linhas ferreas . Hoje moro em são Paulo mas meu coração está em MG

  8. Alberto de Oliveira Bouchardet Reply

    Muita luta desse guerreiro Paulo Henrique Nascimento pela revitalização ferroviária no país. Quase 20 anos de trabalho tipo ¨formiguinha¨ para ver trens de passageiros de volta aos trilhos. Deus abençoando a quem trabalha e a esse povo que adora o trem.

  9. Waldinei Reply

    Meu avô trabalhou na Estrada de Ferro Leopoldina,que depois foi incorporada à RFFSA,pra mim será a realização de um sonho de menino poder fazer parte disso.

  10. Ana Lucia Faria Lopes Reply

    Adoro trem só assim minhas lembranças serão realizadas novamente.

  11. Celso Rubens Netto Reply

    Como gostaria que meu pai Jarbas Netto, ferroviário em Além Paraíba estivesse aqui, para precensiar este momento.

  12. Nyldo Coutinho Reply

    Aposentado da RFFSA oriundo de uma família ferroviária, pai, irmão, tios e primos, onde dediquei 35 anos da minha vida. Venho parabenizar pela iniciativa brilhante no sentido de resgatar parte da memória do transporte ferroviário no país, que o cidadão de nome FERNANDO HENRIQUE CARDOSO fez questão de acabar privatizando em 1994, sucateando e jogando no LIXO um patrimônio incalculável, mostrado com todos os detalhes pela a mídia. Como também deixou a família ferroviária sem qualquer referência. Mais uma vez PARABENS e esperamos que essa brilhante iniciativa se estenda pelo o resto da malha da antiga LEOPOLDINA a mais visada.

  13. Bernardo Figueiredo Reply

    Como esse trem de Turismo vai passar por Leopoldina? Me explica isso, não estou entendendo?

  14. Aloizio Barros de Souza Reply

    Ótima notícia. Parabenizo o paulo Henrique e me coloco com minha experiência ferroviária, á serviço deste projeto. Abraços a todos os ferroviários apaixonados pela ferrovia como eu e sucesso a esse projeto.

  15. Ronaldo Batista Reply

    Espero que este projeto possa espalhar para vários outros trecho, tipo o de RIO ACIMA/NOVA LIMA que se encontra parado. Parabéns a todos envolvidos neste projeto.

  16. almyr pereira de rezende Reply

    Fico muito feliz com esta notícia. Oxalá possamos ver mais trens de passageiros rodando por aí, não só de turismo, como também regionais e longos percursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *