Corpus Christi é celebrado em Recreio com carreata solidária

Em 2020, a tradicional procissão de Corpus Christi com os fiéis e os tapetes confeccionados, principalmente, no acesso a Paróquia Jesus Menino Deus não foram feitos para evitar aglomerações, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde, por causa da pandemia do novo coronavírus. No lugar da procissão foi realizada uma carreata solidária.

A carreata começou por volta das 9h da manhã, depois da santa missa celebrada na Paróquia, sem aglomeração, e transmitida ao vivo pela Rádio Mundial FM 104,9. Por onde passava a ação solidária, com participação de Pe Edison Campos e fieis, arrecadava alimentos para serem doados através da Campanha dos Vicetinos.

O Corpus Christi, em latim “corpo de Cristo”, é uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

Desde quando a data é celebrada?

  • Com informações: BBC News

A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito (“ofício”) para a celebração da data.

Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.

Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, o dia é chamado também de “Corpo de Deus”, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas – que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *