Aqueles grandes desfiles com as famosas Fanfarras do Colégio João XXIII e do CNEC são rotineiramente lembrados pelos recreienses e mesmo que não viu consegue imaginar como seria. Mas, o tempo passou e as tradições ficaram adormecidas. Até que chegou o ano de 2019 e depois de mais de 30 anos, Recreio voltou a ter duas Fanfarras da cidade no desfile do 7 de setembro: EEOB Vilmano Francisco Vieira e EEPCL Professora Lelu.

Assim foi o Dia da Independência em Recreio. Com muita organização e respeito com as tradições a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou este momento de reverência a Pátria.
O desfile começou por volta das 9h na Praça Olegário Maciel com participações das Fanfarras da E.E. Olavo Bilac e da E.E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista); dos colégios municipais, estaduais, particular; da APAE; e demais participantes. Por onde passava, os recreienses aplaudiam emocionados.
A solenidade oficial aconteceu no Centro Cultural Aristides Dorigo. Ali foram feitas as reverências à Pátria com Hino Nacional Brasileiro e Hino da Independência, pronunciamentos da secretária de Educação e Cultura, Maria José Lacerda; do presidente da Câmara Municipal, Pororoca; do diretor da E.E. Olavo Bilac; e do prefeito de Recreio, José Maria Barros.
Na opinião de todos que participaram do Dia da Independência em Recreio o momento foi histórico.