Em sessão ordinária nesta segunda-feira (15) a Câmara Municipal de Recreio rejeitou por 7 votos a 1 o projeto de lei nº 1.452/2016 de autoria do executivo que solicitava autorização para que o município contraísse junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais “BDMG” um empréstimo de R$ 350 mil para financiamento de obras de pavimentação de ruas.
Ao final de 2015 o mesmo projeto do executivo havia sido enviado ao legislativo e na ocasião foram 8 votos contra. Agora, na primeira reunião ordinária de 2016 apenas o vereador Raphael (PSB) foi favorável ao empréstimo. Noé (PMDB), Paulinho Pintor (PP), Jovane (PTB), Beleza (PTB), Valma (PR), Chiquinho (PSD) e Paulo (PT), foram contra com a justificativa de que a atual situação econômica do Município não é adequada para este tipo de financiamento. O projeto previa o pagamento dos R$ 350 mil em 60 meses. Mesmo sem direito ao voto o presidente da casa, o vereador Fabrísio “Pão Doce” (PMDB), manifestou-se contra o empréstimo.
O prazo final para aprovação da lei municipal autorizando o endividamento da Prefeitura com o BDMG, dentro do programa “BDMG Municípios 2015”, era até a data de hoje, 15 de fevereiro. O programa prevê financiamento de projetos para aquisição de máquinas, infraestrutura urbana (pavimentação, drenagem e iluminação pública), construção ou reforma de prédios públicos municipais e tratamento ou coleta de água e esgoto ou soluções para resíduos sólidos.
Se a administração municipal tivesse em mãos desde o início do governo um plano de metas bem elaborado, certamente não seria necessário se tomar um empréstimo para a conclusão dessas “obras”. E com essa votação se evitou que o município se tornasse refém de um entidade financeira por longos 5 anos. Parabéns aos vereadores.
Até que enfim a Câmara tomou uma atitude sensata pois não precisa ser tão inteligente para saber que esse empréstimo não seria para tais coisas citadas pois só agora que viram que o município está assim, a atual administração deixou muita a desejar espero que na hora de votarmos pensemos bem pois é a nossa cidade que está sofrendo consequentemente nós também pelo menos aquele que não é bitolado com política consegue enxergar isso.
Finalmente os vereadores”aliados”abriram os olhos e viram em que situação deixariam a cidade se aprovassem o empréstimo?