Horário de verão vai voltar em 2024? Governo Federal vai decidir nesta semana

O Governo Federal vai decidir nesta semana se haverá horário de verão em 2024, medida recomendada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para dar uma folga ao fornecimento de energia frente à forte estiagem que assola o país. A previsão é que o assunto seja discutido com o presidente Lula nesta terça-feira (15), segundo o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Arquivo/Agência Brasil.

Ainda conforme o ministro, o período mais relevante para a volta do horário de verão seria entre 15 de outubro e 30 de novembro – entretanto, o presidente Lula já afirmou que uma eventual mudança nos relógios só acontecerá após o segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro.

Segundo Silveira, caso o Governo decida pela volta do horário especial, é preciso um prazo mínimo de 20 dias para implementar a medida.

Desde a forte estiagem e as queimadas que ocorreram no mês de setembro, o Governo Federal discute a possibilidade do retorno do horário de verão, extinto em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele justificou que a medida não era mais necessária por não gerar mais a economia prevista.

Segundo Silveira, a medida só será retomada se o Governo concluir que ela é imprescindível. “Se não, vamos esperar o período hídrico, que começa agora em dezembro, e avaliar para o ano que vem”, afirmou.

Com informações: Economia Ig.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *