Na noite de ontem (6) e durante a madrugada, Recreio voltou a registrar uma enchente em um curto período de menos de 3 anos. Em 2020, quando aconteceu a última havia 8 anos que os cursos d’água do Município não transbordavam.
A enchente deste início de 2023 foi em duas áreas: a central, com águas do córrego Laranjeiras, que vem da estrada Recreio-Abaíba, e ao longo do ribeirão dos Monos, alagando Hermes Machado, Rua Tenente Joaquim Pereira e outras.
Nas primeiras horas que iniciaram os alagamentos, a Defesa Civil Municipal junto com outros setores da Administração e a Polícia Militar foram a campo para atuar para evitar transtornos mais graves. Duas pessoas ficaram desabrigadas, dois idosos foram hospitalizados e perdas materiais foram notificadas, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Fernando Barcellos.
Hoje pela manhã a equipe da Secretaria de Obras está trabalhando para limpar a cidade, nas ruas que foram alagadas e que ficaram cheias de lama. A Defesa Civil continua de plantão.
Isso é fruto do descaso da administração pública, que ao invés de investir primeiramente em obras estruturais ficam priorizando obras de marketing ” paisagismo e revitalização do jardim”, não que as obras de paisagismo não sejam necessárias, mas as estrutais são mais urgentes, exemplo dragagem e limpeza dos córregos e ribeirão.