Apesar da Praça dos Ferroviários de Recreio ainda não ser aquele espaço que todos almejam, conforme ela já foi no passado e como são as pracinhas das cidades do interior de Minas Gerais, pequenos reparos vão dando a esperança que um dia os recreienses terão uma Praça adequada no centro da cidade. Depois de quase 20 anos de vandalismo e abandono, os painéis que contam a história de Recreio foram recuperados.
Os dois painéis instalados em 1962, quando o prefeito Miguel Andries (1959/1962) com apoio de D. Rosa Vieira remodelou a Praça que na época era denominada de Jardim, eram pintados em azulejos. De um lado a obra de arte conta a história da instalação da ferrovia que deu origem ao Município e do outro uma vista da estação ferroviária com o movimento de trens e os casarios na rua ao lado.
Segundo informações, os azulejos não foram recuperados. No lugar foram instalados adesivos de plotagem em vidro/blindex. Os adesivos foram produzidos pelo design Marcelo Andrade.
A área onde ficam os painéis, na parte dos fundos, recebeu gramas e alguns bancos para sentar foram colocados. O lago voltou a ter água, porém ainda faltam alguns cuidados.
A iniciativa para estes pequenos reparos na Praça dos Ferroviários foi do vice-prefeito, Léo Medeiros, e contou com apoio da Secretaria de Obras e colaboradores. A última vez que a Praça dos Ferroviários passou por uma revitalização foi em 2004, durante o segundo mandato do prefeito, Oninho.
