Amigas criam ateliê de cerâmica e sonham com projeto para jovens ceramistas em Recreio

Uma das grandes tradições de Recreio e geradora de emprego/renda são as Cerâmicas. Essa área há muitos anos era dominada pelo público masculino, mas agora duas amigas criaram um ateliê, inovaram com peças esmaltadas e juntas sonham com um projeto para formar jovens ceramistas.

Keyla e Giany.

O ateliê Da’Terra Cerâmica é administrado pelas amigas de infância, Giany Mello Andries e Keyla Paula de Moraes. “Em dezembro de 2020, começamos as pesquisas sobre este ramo. A ideia surgiu através da Giany. Ela observou as cerâmicas e desejou inovar, além de resgatar a cultura local, atrair também os olhares para essa arte que ficou um pouco de lado na nossa cidade. Quando ela me apresentou a ideia, topei na hora, pois não é apenas um negócio e sim um projeto”, disse Keyla.

Giany disse que para entender o processo de esmaltação elas visitaram artesãos da cidade de Tiradentes. Da’Terra Cerâmica começou oficialmente em maio de 2021. “A nossa primeira fornada de esmaltação foi no dia 19 de junho. Naquele dia tiramos as primeiras peças”, informou.

Atualmente, as amigas divulgam os trabalhos através do Instagram (clique e acesse) e já estão enviando peças para várias cidades do Brasil. O ateliê fica na Rua Gonçalves Neto.

Elas contaram também que o sonho delas é criar um projeto para formar jovens ceramistas. “Essa profissão está ficando escassa no mercado. A última geração de ceramistas de Recreio é da década de 1970. Nossa cidade tem um potencial imenso nesta área, porém precisamos incentivar os nossos jovens a manter essa tradição”, disseram.

5 thoughts on “Amigas criam ateliê de cerâmica e sonham com projeto para jovens ceramistas em Recreio

  1. Édi Prado Reply

    Que maravilha. Ousadia combina com criatividades, arte,resgate e coloca na prateleira uma bela e acessível obra de arte e utilitários. ” Sabe aquele momentos nem especial, quando vemos receber uma visita muito querida e você brindar as refeições com esses utensílios especiais? Nunca mais ninguém esquece ” confessou Keyla que já fez essa experiência com sucesso e recebeu ternura pelo gesto e visual das peças. Uma boa sugestão de investir numa isca emocional, ensina Keyla

  2. Édi Prado Reply

    Publiquei um comentário e não localizei. Que pena quando não se guarda a cópia. Nunca se repete um texto. Mas comentava a bela,corajosa e feliz iniciativa de voltar às raízes da cerâmica, com peças decorativas e utilitárias ou mesmo peças utilitárias que decoram o guarda louça ou uma peça da parede para a mesa numa recepção especialíssima ou para registrar um encontro, reencontro ou para exibir seu carinho
    Com essas chiques louças. A Keila dá a dica: sabe aquela louça só é usada em situações especiais? Eis um sugestão para reunir pessoas.

  3. Letizia Del Penho Reply

    Sou de Muriaé. Sou apaixonada por ceramica e tenho muita vontade de fazer um curso.

  4. Pedro Dorigo Reply

    Parabéns às jovens Giany e Keyla pela iniciativa e criatividade das peças, um aperfeiçoamento da tradição da produção cerâmica da nossa cidade. Que tenham muito sucesso no desenvolvimento e continuidade desse belo projeto. Boa sorte, jovens empreendedoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *