O decano da arte ceramista recreiense, Joaquim Donato, recebeu o título de “Guardião da Memória de Recreio” no Dia do Patrimônio Cultural – 5 de maio. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Aristides Dorigo com participação de autoridades municipais, amigos e familiares do homenageado.
Durante todo o dia festivo várias atividades foram desenvolvidas: ações pedagógicas, café da manhã com a Terceira Idade no CRAS, futebol da categoria sub-15 no campo do Ideal, apresentação da Fanfarra EEPCL Professora Lelu e no encerramento a entrega do título.
O Dia do Patrimônio Cultural de Recreio foi criado através da Lei 1734/2021, com a finalidade de promover e desenvolver a conscientização dos cidadãos sobre a necessidade de desenvolver ações que visem preservar e valorizar o patrimônio existente no Município.
Joaquim Donato é o segundo a receber o título de “Guardião da Memória”. Ano passado, Sr. José Pessamílio “Ié”, produtor rural da região do povoado do Barreiros, foi o primeiro Guardião.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Fotos: Nevinha Werneck.