Quatorze jovens garotadas de Recreio começaram a participar de um projeto do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro “UFRJ”.
A aula inaugural aconteceu na noite da última quinta-feira (31), no Laboratório de Informática da E.E. Olavo Bilac e contou com a participação virtual da graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagiária na área de pesquisa científica na IBM, Larissa Galeno.
O nome do projeto é Jornada de Aprendizagem da Heroína (Heroine’s Learning Journey) e o objetivo é incentivar a participação feminina nas áreas de tecnologias. O campo da Inteligência Artificial é vasto e é a área do futuro, entretanto, somente 22% das pessoas profissionais de Inteligência Artificial são mulheres, comparado com 78% de profissionais homens. Esses são dados do Global Gender Report em 2018.
A participação das jovens recreienses foi possível através da iniciativa do pesquisador e doutorando, Luís Felipe Coimbra Costa*. Ele é um recreiense de coração.
A capacitação está prevista para ser concluída em julho. Ao final, as jovens receberão um certificado emitido pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e outro certificado da Heroine’s Learning Journey para quem cumprir os desafios e as avaliações com nota mínima.
*Luis Felipe Coimbra Costa
Pesquisador Doutorando Coope/UFRJ – Laboratório do Futuro – Laboratório Ludes
Luis Felipe Coimbra Costa, é doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, coordenador da linha de pesquisa Governo do Laboratório do Futuro, membro do Laboratório Ludes e pesquisador visitante do Laboratório de Jogos e do departamento de matemática, do Instituto Superior Técnico – IST, Lisboa, Portugal. Atualmente, trabalha com pesquisas em sala de aula invertida, autorregulação da aprendizagem, gamificação, jogos, assuntos relacionados com o aprendizado em STEM e igualdade de gênero. Ao longo de sua carreira tem ajudado e colaborado com diferentes projetos e iniciativas relacionadas com o Software Livre, foi Coordenador de Inovações Tecnológicas e Diretor de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Brasileiro.