Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais terá participação de Recreio

A 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais terá a participação do município de Recreio. O anúncio foi feito neste dia 17 de agosto, data que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Praça dos Ferroviários. Década de 1930. Foto: Acervo Pedro Dorigo.

Este ano, a Jornada apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração aos 50 anos do IEPHA-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. Nesta edição, a Jornada propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória.

A programação de Recreio ainda não foi divulgada. A organização fica sob responsabilidade da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Segundo informações, a previsão é que aconteça na última semana de setembro.

As ações são avaliadas e também divulgadas pelo Governo de Minas e pelo IEPHA-MG. A participação é critério de pontuação no ICMS Patrimônio Cultural para repasse de recursos financeiros aos municípios para atividades de fomento à cultura.

A Jornada de Minas Gerais foi criada em 2009, inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *