Em junho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais “TJMG” autorizou o retorno das atividades escolares presenciais em cidades que estão nas Ondas Verde ou Amarela do Plano Minas Consciente e onde não houver restrições das administrações municipais por meio de decretos.
Na segunda-feira (21), o Decreto Municipal 514/2021 suspendeu a volta das aulas presenciais em todas as escolas de Educação Básica de Recreio, seja ela da rede municipal, estadual ou privada, independente da classificação da Onda do Minas Consciente. Atualmente, o Município está na Onda Vermelha.
Conforme o documento, as unidades escolares deverão prosseguir com as atividades em regime de estudos não presenciais, como já acontece há mais de 1 ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
O Decreto tem validade até 1º de outubro de 2021.
Ensino híbrido na rede estadual
Na última segunda-feira (21), em 85 escolas que ofertam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, localizadas em 15 municípios que estão em Onda Verde ou Amarela do Plano Minas Consciente e que as prefeituras não apresentaram restrições, tiveram o retorno das atividades presenciais não obrigatória para os estudantes.
As escolas irão ofertar o ensino híbrido, ou seja, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As famílias que optarem pelo não presencial, os alunos continuarão tendo acesso aos materiais (Plano de Estudos Tutorados, teleaulas do Se Liga na Educação e aplicativo Conexão Escola).
A carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas pelo professor.