Em tempos de dificuldades e com doações escassas devido ao atual momento da economia, o Lar dos Velhos de Recreio conseguiu um auxílio emergencial do “Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos”, que ajudou a entidade em meio à pandemia do novo coronavírus.
A instituição de longa permanência de Recreio após atender as exigências federais recebeu R$ 50 mil e investiu em equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e limpeza, utensílios domésticos, eletrodomésticos, fraldas geriátricas, roupas de cama e uma grande quantidade de alimentos, conforme relação de itens elaborados pelo Ministério dentro das categorias disponibilizadas.
“Este auxílio foi muito importante para o Lar dos Velhos”, disse o presidente, João Carlos Cunha de Barros “Janjão”, que está à frente da entidade desde 2015. Atualmente, 25 idosos residem no Lar.
Conforme a Lei Federal 14.018/2020 – “que dispôs sobre a prestação de auxílio financeiro pela União às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em razão do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus” –, o auxílio só poderia ser utilizado em ações de prevenção e de controle da infecção dentro da instituição; compra de insumos e de equipamentos básicos para segurança e higiene dos residentes e funcionários; e compra de medicamentos.
O presidente do Lar lembra também que um apoio muito importante na manutenção e na qualidade dos serviços de atendimentos aos idosos é o convênio com a Prefeitura Municipal. Esta cooperação surgiu ainda na década de 1970 e esta semana foi reafirmada entre as partes.