A jovem universitária de Medicina Veterinária, Natiane Rodrigues Viana, de Recreio, teve um trabalho de revisão literária aprovado no X Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável “SIMBRAS”. O evento foi simultâneo com o VII Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável. A recreiense escreveu sobre a “Recuperação de Pastagens no Brasil como Opção para Reduzir a Emissão de Gases do Efeito Estufa”.
Natiane está no 6º período na Universidade Federal de Juiz de Fora “UFJF”. Em conversa com o Site Pólis, ela disse que pretende se especializar na área de animais de grande porte (equinos e bovinos) e ser professora universitária.
“Para quem não sabe o SIMBRAS acontece junto com um Congresso Internacional de Agropecuária. No nosso trabalho de revisão literária concluímos que o Brasil é um dos maiores fornecedores de carne bovina do mundo, com isso, ele tem a responsabilidade no controle de emissões dos gases do efeito estufa, visto que, os bovinos emitem uma quantidade considerável de metano. Mas, as pastagens e boas condições conseguem capturar grande quantidade de CO2, equilibrando assim a quantidade dos gases do efeito estufa que chega na atmosfera”, disse.
O evento realizado pela Universidade Federal de Viçosa aconteceu virtualmente, por causa da pandemia, e contou a participação de palestrantes e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Equador e Colômbia.
O trabalho contou também com a participação de outros estudantes e orientação do Professor, Flávio Medeiros Vieites. Leia o trabalho na íntegra.