O lago da UHE Barra do Braúna, no rio Pomba, um dos principais atrativos turísticos da nossa região já não está assim muito atrativo e o motivo é um “tapete” sobre as águas formado pelo excesso de algas.
Diversos frequentadores do lago, proprietários de áreas de lazer e pescadores entraram em contato com o Site Pólis para buscar informações sobre o que está acontecendo. De acordo com eles, a limpeza era feita periodicamente por equipe da Usina Hidrelétrica com os maquinários apropriados. Mas, que há mais de um ano que a limpeza não é realizada.
“Não há condições de navegação. Pescadores estão preocupados com a possibilidade mortandade de peixes. As áreas destinadas ao lazer na região já não têm mais atrativos, pois o principal visual (lago) já não pode se ver”, disse um frequentador da área.
O Site Pólis buscou informações através de whatsapp com representantes da UHE Barra do Braúna. Porém, até o encerramento desta matéria não havia conseguido um esclarecimento sobre o que está acontecendo.
Fizemos contato o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Recreio, Fernando Barcellos, que está há pouco mais de 30 dias no cargo. Segundo o secretário uma reunião virtual está programada para esta tarde de segunda-feira (8) para tratar do assunto.
O lago da UHE Barra do Braúna atinge quatro municípios: Laranjal, Recreio, Leopoldina e Cataguases.