Começaram as campanhas de multivacinação e contra poliomielite

Começaram nesta semana duas campanhas de vacinação: a multivacinação – para atualização da caderneta vacinal – e a outra contra a poliomielite. A imunização será realizada até dia 30 de outubro.

Segundo o Ministério da Saúde, metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas durante este ano. A meta é atingir 95% do público-alvo.

No total, são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Em 2020, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A vacina contra a poliomielite é direcionada para as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. Para tomar a “gotinha” elas devem ter recebido as três doses da vacina inativada poliomielite do esquema básico.

Em Recreio, as unidades básicas de saúde funcionam, de 7h às 16h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *