No mês em que foi comemorado o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico” a Coordenadoria Municipal de Cultura/Setor do Patrimônio Cultural promoveu uma rodada de palestras na última sexta-feira (28) no Centro Cultural Aristides Dorigo sobre políticas públicas na área de preservação patrimonial com a advogada e historiadora, Maria Thereza Werneck.
Durante toda a manhã o evento aconteceu com a presença dos professores da rede municipal e da estadual com o tema “Educação patrimonial: o papel da escola na preservação do patrimônio cultural”.
Maria Thereza falou sobre a relevância fática da proteção do Patrimônio Cultural e sobre aspectos práticos da atuação dos professores nessa área. Através da educação patrimonial e sua perspectiva pedagógica a palestrante apresentou propostas de temas transversais dentro do Parâmetro Curricular Nacional e na orientação do IPHAN.
“Memória e Identidade: Diálogos e Reflexões sobre o Patrimônio Cultural de Recreio”, este foi o tema que abriu à tarde quando o Centro Cultural recebeu os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e servidores, com início às 14h foi discutida a possibilidade de construção de uma gestão participativa e atuante na área de preservação do patrimônio histórico.
O fechamento da noite foi emocionante quando ceramistas (artesãos) foram “convocados” a refletir sobre a frase “No início era o barro – e não somente o verbo ou o Caos”. O tema da Palestra foi: “A construção da identidade cultural de Recreio moldada em argila”. Contando com a presença de muitos ceramistas foi possível discutir as perspectivas futuras e sobre o cenário atual das cerâmicas de Recreio.
Tudo regado a uma boa prosa e um delicioso café o evento foi considerado um sucesso.
A próxima etapa do projeto é a realização de visitas técnicas a lugares de memória da cidade de Recreio que acontecerá na próxima sexta-feira (5).