Nesta terça-feira (12) foi divulgado o retorno das aulas nas escolas estaduais de Minas Gerais em regime não presencial. Serão basicamente 3 ferramentas que os alunos terão acesso: teleaulas “Se Liga na Educação”, através da TV Rede Minas; aplicativo “Conexão Escola”, através de celulares; e as apostilas “Plano de Estudos Tutorados”, distribuídas pela escola. As atividades letivas iniciam na segunda-feira (18).
“Se Liga na Educação”
O programa estreia segunda-feira (18) com exibição de aulas pela TV Rede Minas, de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã. Os conteúdos foram distribuídos por área do conhecimento:
- Segunda-feira: Linguagens – Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física;
- Terça-feira: Ciências Humanas – História e Geografia;
- Quarta-feira: Matemática;
- Quinta-feira: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química;
- Sexta-feira: Conteúdos do Enem.
A Rede Minas está presente em apenas 186 municípios, dos 853 de Minas Gerais. Em Recreio não há sinal aberto da TV.
“Conexão Escola”
A partir de segunda-feira (18) o aplicativo para celular estará disponível para baixar no Google Play Store. A navegação no “Conexão Escola” será paga pelo Governo do Estado, não sendo descontado do plano de dados do aluno ou do professor quando estiver conectado no aplicativo.
Nesta plataforma, alunos e professores terão acesso às apostilas do “Plano de Estudos Tutorado” e ainda poderão encontrar as aulas exibidas no “Se Liga na Educação”.
A partir do dia 25 de maio, o aplicativo ficará ainda mais incrementado, passando a disponibilizar a função de chat, que vai possibilitar a interação entre alunos e seus professores de sala de aula.
“Plano de Estudos Tutorado”
As apostilas já estão disponíveis a partir desta terça-feira (12) e podem ser baixadas por meio do link https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets.
O material, elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo de Minas Gerais e a Base Nacional Comum Curricular, trará conteúdos teóricos e atividades para serem feitas ao longo das semanas.
A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais via site, e-mail ou Whatsapp. Já os alunos que não têm acesso à internet, receberão o material impresso. A organização do processo de entrega das apostilas impressas aos estudantes deverá ser feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, por meio do aproveitamento dos trabalhadores em deslocamento das prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o conjunto de ferramentas foi pensado e desenvolvido pela equipe da SEE/MG com o apoio das redes municipais. A medida pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 – e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas.
Em Recreio, são duas escolas da rede estadual: E.E. Olavo Bilac, na área urbana; e E.E. Presidente Carlos Luz, no distrito de Conceição da Boa Vista.
Apesar da situação,está tudo muito bom:mas com certeza não é isso que queremos nem é o que nossos alunos precisam.Mas vamos fazer o possível para que dê tudo certo até voltar as aulas presenciais.