O Centro de Referência de Assistência Social de Recreio orientou na última quarta-feira (8) aproximadamente 100 pessoas sobre os procedimentos para cadastro e recebimento do Auxílio Emergencial de R$ 600 do Governo Federal. O serviço gratuito contou com apoio de três profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A primeira parcela do Auxílio começou a ser pago hoje para as pessoas que já estavam no Cadastro Único “CadÚnico”, que não fazem parte do programa Bolsa Família e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.
As orientações no CRAS foram direcionadas aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e os contribuintes individuais do INSS. “Cada profissional cedido pela Secretaria de Educação (Ezequiel, Marcus Dorigo e Cássia), mostrava para as pessoas os procedimentos para cadastro no site da Caixa Econômica Federal e caso fosse necessário, a pessoa era direcionada aos técnicos do CRAS. Estima-se que foram atendidas cerca de 100 recreienses”, disse o coordenador do CRAS, Marcelo Andrade.
Nessa quinta-feira (9) e sexta-feira (10) não há atendimentos por causa do recesso da Semana Santa.
Links: Auxílio Emergencial
Informações sobre o benefício:
http://www.caixa.gov.br/auxilio/PAGINAS/DEFAULT2.ASPX
Link para requerimento do benefício:
https://auxilio.caixa.gov.br
Link Appstore:
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Link Playstore:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
Calendário de pagamento
Primeira parcela:
Dia 9 de abril, nesta quinta-feira
– Para pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.
Dia 14 de abril, terça-feira da semana que vem
– Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e não têm conta nesses bancos.
Em 5 cinco dias úteis, após inscrição pelo aplicativo
– Trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único e que devem se inscrever pelo aplicativo lançado pela Caixa (Clique aqui para se inscrever).
Últimos 10 dias úteis de abril
– Beneficiários do Bolsa Família, seguindo o calendário regular do programa nos últimos 10 dias úteis do mês.
Segunda parcela:
Entre 27 e 30 de abril
– Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial. Na seguinte ordem:
– os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão em 27 de abril
– os nascidos em abril, maio e junho receberão em 28 de abril
– os nascidos em julho, agosto e setembro receberão o benefício em 29 de abril
– os nascidos em outubro, novembro e dezembro receberão em 30 de abril
– Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de maio, seguindo o calendário regular do programa.
Terceira parcela:
Entre 26 e 29 de maio
– Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial, na seguinte ordem:
– os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão em 26 de maio
– os nascidos em abril, maio e junho receberão em 27 de maio
– os nascidos em julho, agosto e setembro receberão em 28 de maio
– os nascidos em outubro, novembro e dezembro receberão em 29 de maio
Últimos 10 dias úteis de junho
– Beneficiários do Bolsa Família, seguindo o calendário regular do programa.