Celebrações externas da Semana Santa e participação de público são canceladas na Diocese de Leopoldina

A pandemia do novo coronavírus tem feito com que várias áreas promovam alterações no funcionamento. Nas cidades sob jurisdição da Diocese de Leopoldina, por exemplo, a programação da Semana Santa sofreu alterações. As celebrações externas e a participação de público foram canceladas.

Foto: O Vigilante Online.

Dessa forma, o bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo (foto), destacou as normas especiais para a celebração da Semana Santa nas cidades, no decreto 153/2020, “Em Tempo de Covid-19”, emitido pela Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O decreto informa que as celebrações da Semana Santa serão realizadas apenas na Igreja Catedral e nas Igrejas Paroquias, sempre sem a presença do público.

Serão permitidas apenas pessoas indispensáveis à consecução dos ritos, como sacerdote, sacristão, acólitos, leitores, músicos e cantores. Pessoas que compõem algum grupo de risco não serão admitidas.

É recomendado que as celebrações ocorram de forma discreta, sem ferir a ordem de isolamento social decretada pelas autoridades.

A Diocese incentiva a realização de transmissões ao vivo das cerimônias, pela internet. Sendo assim, os fiéis podem acompanhar as celebrações sem saírem de casa. Os horários das celebrações serão divulgados para facilitar o acompanhamento dos fiéis.

Deve ser observada a condição higiênica do local onde serão celebrados os ritos: ventilação adequada, distância mínima entre pessoas, limpeza das mãos, entre outros.

Demais orientações do decreto estão disponíveis no site da Diocese de Leopoldina.

Cidades sob jurisdição da Diocese de Leopoldina

Leopoldina, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Eugenópolis, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Tocantis, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Com informações: G1 Zona da Mata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *