Um grupo de professores, mestres e estudantes bolsistas do programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares “INTECOOP” – vai iniciar em fevereiro uma série de capacitações para a equipe de profissionais da Usina de Triagem de Conceição da Boa Vista, através de parceria com a Prefeitura Municipal e a ACRAP.
Segundo informações, a proposta é gerar conhecimento aos trabalhadores sobre as diretrizes do cooperativismo e da economia solidária. A previsão é que as capacitações aconteçam duas vezes por mês. A primeira está marcada para dia 8 de fevereiro.
A Usina de Triagem, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, foi reativada em dezembro de 2019, depois de ter sido abandonada em 2015. Inaugurada em 2012, a Usina foi um investimento de R$ 641 mil realizado pela empresa Brookfield Energia Renovável, gestora da UHE Barra do Braúna, com recursos financeiros do BNDES.
Atualmente 10 profissionais trabalham na triagem dos resíduos sólidos de Recreio. Todos são moradores de Conceição da Boa Vista. A Usina está sob gerencia da ACRAP “Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba”, contratada pela Prefeitura Municipal.
INTECOOP
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – UFJF – une ensino, pesquisa e extensão com o propósito de auxiliar grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ela atua orientando grupos de trabalhadores na formação de cooperativas e associações populares e gerando conhecimento nas áreas de cooperativismo e economia solidária. Criada em 1998, retomou suas atividades no ano de 2016, após um período fora de funcionamento; e conta com uma equipe composta por professores, estudantes e consultores.