O Dom Edson José Oriolo dos Santos foi nomeado nesta quarta-feira (30) como bispo para diocese de Leopoldina. A informação da escolha determinada pelo Papa Francisco foi feita através de carta de saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No documento, a CNBB deseja felicidades ao novo bispo da diocese e relembra palavras utilizadas pelo Papa Francisco na celebração realizada nesta terça-feira (29) na capela da Casa Santa Marta.
“A esperança é a mais humilde das virtudes, que somente os pobres podem ter; Se quisermos ser homens e mulheres de esperança, devemos ser pobres, não ligados a nada. E abertos para a outra margem. A esperança é humilde, é uma virtude que deve ser trabalhada – digamos assim – todos os dias: todos os dias é preciso retomá-la”.
Dom Edson José Oriolo dos Santos exerce o ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) desde abril de 2015 e será instalado na nova diocese em 25 de janeiro de 2020. A diocese de Leopoldina estava sem bispo desde dezembro do ano passado.
Biografia
Dom Oriolo nasceu em Itajubá (MG), em 18 de setembro de 1964. Cursou o ensino médio e a graduação em Filosofia no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre (MG). Graduou-se em Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).
Ele é mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, onde também fez pós-graduação em gestão de pessoas.
Foi ordenado padre em 5 de maio de 1990, na Igreja Matriz de São José Operário de Itajubá.Trabalhou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre como coordenador dos Estudos de Filosofia em 1990.
De 1991 a 1996 foi vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Paula em Ouro Fino. De 1997 a 2006 foi pároco na Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata e foi cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
Foi vigário episcopal para o Sacramento da Confirmação, de 2007 a 2014. Foi também promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, professor no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e no Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho em Caieiras
Em 15 de abril de 2015 foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e bispo-titular de Segia[2] Recebeu a ordenação episcopal em 11 de julho de 2015 catedral de Pouso Alegre, tendo como sagrante principal Dom João Bosco Oliver de Faria, arcebispo de Diamantina e como consagrantes Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre.
Em 30 de outubro de 2019 foi nomeado bispo de Leopoldina, sendo instalado na nova diocese em 25 de janeiro de 2020.
Com informações: G1 Zona da Mata.