Secretaria de Educação de Recreio firma parceria com a Rede Conectando Saberes apoiada pela Fundação Lemann

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio firmou parceria com a Rede de Professores Conectando Saberes que conta com apoio da Fundação Lemann. A Rede formada por 60 núcleos e presente nas 27 unidades federativas do Brasil tem o objetivo de fortalecer a profissão ao apoiar uns aos outros compartilhando aprendizados, desafios e vitórias na construção de uma educação pública de qualidade. A parceria foi a convite do professor e membro da Conectando Saberes, Leonardo Ribeiro, da E.E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista), e prontamente aprovada pela secretária Maria José Lacerda “Zezé”.

Prof. Leonardo Ribeiro; profª . Fabiana; ass. pedagógico, Márnio; secretária, Zezé; profª . Cidinha.

Por meio desta parceria a Secretaria de Recreio será coparticipante de um evento, chamado Seminário Conectando Boas Práticas, com objetivo de dar visibilidade as práticas transformadoras que são desenvolvidas nas escolas das cidades da região. De acordo com o site institucional da Rede de Professores, a ideia é mostrar que é possível acreditar em uma educação de qualidade e que temos gente com potencial para nos levar até lá.

A participação neste Seminário se deu por meio de um edital. Dos 60 núcleos que compõem a Rede Conectando Saberes, formado nas 27 unidades federativas do Brasil, o núcleo de Leopoldina, o qual integra o professor Leonardo Ribeiro, ficou em 3º lugar em números de projetos inscritos, foram 92, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Secretaria de Educação de Recreio formou um grupo de professores responsáveis pela avaliação dos projetos inscritos, assim formado: Fabiana Gouvêa Fontes – professora de educação infantil; Maria Aparecida de Souza Mendes “Cidinha” – professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental II; e Márnio Jatobá – assessor pedagógico. Em Leopoldina, a Secretaria de Educação daquele município também formará uma equipe de 3 avaliadores e outros 2 serão da Rede.

Os melhores projetos irão integrar um banco de dados, serão transformados em e-books e os professores, convidados a apresentar suas iniciativas em seminários locais promovidos pelos núcleos da Conectando Saberes. No caso da nossa região, em Leopoldina. O objetivo é permitir que outros educadores possam se inspirar e replicar as melhores ideias, dando ferramentas efetivas feitas de educador para educador.

O que é a Rede Conectando Saberes?

Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começou com 30 professores de escola pública que transformam a educação dentro de suas salas de aula e chegou a uma rede com mais de 600 membros, representados em mais de 60 núcleos nas 27 unidades federativas do Brasil. Juntos, a Rede busca fortalecer a profissão ao apoiar uns aos outros compartilhando aprendizados, desafios e vitórias na construção de uma educação pública de qualidade. Mais informações sobre a Rede no site Conectando Saberes.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Por isso, a organização realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoia centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Conheça a Fundação Lemann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *