As Unidades Básicas de Saúde, Dr. Ruimar Costa Azevedo – bairro Planalto – e Maria Rosa da Conceição – bairro Alto do Asilo –, realizaram um atendimento diferenciado com horário estendido na última semana com foco na prevenção do câncer de mama no chamado “Outubro Rosa”.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer “INCA”, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Na quarta-feira (16) e quinta-feira (17) da última semana as mulheres de cada área do programa Estratégia Saúde da Família “ESF” que trabalham durante todo o dia foram atendidas pelo Dr. Laurent Augusto Sales após o horário normal de expediente, após agendamento prévio das agentes comunitárias de saúde.
Além das consultas médicas, as mulheres participaram de uma roda de conversa ministrada pela enfermeira Maria Auxiliadora Tavares Coimbra e as agentes de saúde na sala de espera com o tema “A Importância da Realização da Mamografia e de Cuidados com a Saúde da Mulher”. Durante esta conversa foi reforçado também a importância da manutenção em dia do cartão de vacina.
O “Outubro Rosa” é um movimento internacional, criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.