E.E. Pres. Carlos Luz está com inscrições abertas para assistente no programa “Mais Alfabetização”

A E.E. Presidente Carlos Luz, de Conceição da Boa Vista, está com inscrições abertas para assistente no programa “Mais Alfabetização”. A vaga é destinada a profissionais habilitados em Pedagogia, Curso Normal Superior, estudante de Pedagogia a partir do 4º período ou curso técnico em Magistério com habilitação para lecionar nos anos iniciais.

A carga horária é de 10 horas/semanais (5 horas nas turmas de 1º e 2º anos). O assistente de alfabetização receberá, a título de ressarcimento, o valor de R$ 300, instituído pela Portaria Nº 142/2018.

Os interessados têm até quinta-feira (29) para se inscreverem, no horário de 8h às 10h e de 14h às 16h. Maiores informações no edital disponível na sede da escola.

Conheça o Programa

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, a cargo das secretarias de educação, por um período de cinco ou dez horas semanais, para cada turma de 1º e 2º anos. O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Por que o foco no 1º e 2º anos do ensino fundamental?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência quanto aos direitos e objetivos de aprendizagem de todo o ensino fundamental, prevê que o foco da ação pedagógica nos primeiros dois anos do ensino fundamental deve ser a consolidação do processo de alfabetização. Embora as crianças participem de diferentes práticas de letramento na Educação Infantil e em contextos externos à instituição escolar, é no 2º ano do ensino fundamental que se espera que elas sejam alfabetizadas.

Com informações: Programa Mais Alfabetização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *