O Ideal E.C vai em busca do bicampeonato da Copa dos Campeões da Liga Esportiva de Cataguases com uma referência no comando: Merica. O treinador chega à sua terceira final seguida em competições disputadas. Em 2018, ele foi campeão da Copa da Liga de Cataguases com o Ideal e campeão do Regional da Liga Atlética de Ubá com o Portuense. A final de 2019 será a “final do século”: Ideal E.C X Recreio E.C.

Na campanha do Azulão deste ano o treinador tem mostrado a sua competência. Em vários jogos a equipe mudou o comportamento dentro de campo a partir de alterações realizadas por ele. Como a que aconteceu neste domingo no Estádio Alcides Campos “Vila”, na semifinal contra o Sport Guiricema. O acatante Gleisson Balotelli saiu do banco e marcou os gols da vitória por 2X0.

Em 2019, é a 4ª participação do Ideal E.C na Copa dos Campeões. Em 2015 e 2016 o time foi eliminado nas semifinais e ano passado conquistou o título inédito depois de vitória por 5X1 na Vila contra o Esporte Laranjal e empate em 3X3 em Laranjal.
O treinador Merica, natural de Recreio, que já foi jogador profissional com passagens por Bangu (RJ), Friburguense (RJ), Tupi (MG) e outros, começou a jogar futebol no Ideal E.C. Como técnico trabalhou em diversos times da região, dentre eles: XV de Novembro (Laranjal), Ribeiro Junqueira (Leopoldina) e Esporte Laranjal. Em 2016, Merica chegou ao cargo de treinador profissional do Friburguense (RJ), aonde já havia trabalhado nas divisões de base.
Atualmente, ele treina também as divisões de base do Ideal E.C.
Campeões da Copa dos Campeões da LEC
- 2013: Independente (Campestre);
- 2014: Ribeiro Junqueira (Leopoldina);
- 2015: Esporte de Laranjal;
- 2016: Esporte de Miraí;
- 2017: Esporte de Laranjal;
- 2018: Ideal E.C (Recreio).