Em Recreio, os grupos de carnaval (blocos de rua, escola de samba e outras manifestações) devem solicitar o alvará na Prefeitura Municipal até o dia 27 de fevereiro. O documento é gratuito, entretanto, há exigência da declaração de informação do evento ao Corpo de Bombeiros.
Segundo informações, até esta segunda-feira (18) apenas dois representantes de blocos solicitaram o alvará com o documento do Corpo de Bombeiros: Bloco do Xô Mosquito e do Tega na Mantega.
Após a autorização da Prefeitura, o requerente deve levar o alvará e a declaração no destacamento de Recreio da Polícia Militar. O alvará é obrigatório tanto para os grupos que se apresentam entre os dias 2 e 5 de março, como também para os blocos do pré-carnaval.
A declaração do evento no Corpo de Bombeiros deve ser feita através do site da corporação. O documento é também obrigatório e gratuito.
Neste ano, o Carnaval de Recreio não contará com recursos financeiros da Prefeitura por causa da crise nos cofres públicos, ocasionada pela dívida do Governo do Estado que já passou de R$ 3 milhões.