Uma barragem de rejeitos da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a mais de 300 km de Recreio. Há risco de os rejeitos chegarem até o rio São Francisco, já que o rio Paraopeba pra onde os rejeitos serão levados, é um dos principais afluentes do “Velho Chico”.
Segundo a Vale, o incidente ocorreu no reservatório da Mina do Feijão, e os rejeitos atingiram a zona administrativa da empresa e a comunidade de Vila Ferteco.
A cidade de Brumadinho fica a 120 km de Mariana, aonde, em 2015 um desastre semelhante destruiu o distrito de Bento Rodrigues e a lama chegou ao rio Doce. Naquela tragédia, a pior da história, matou 19 pessoas e trouxe danos quase que irreparáveis para o meio ambiente. A barragem de Mariana era operada pela Samarco, consórcio entre a Vale a empresa britânica BHP Billiton. Até hoje ninguém foi punido.
Se os rejeitos da barragem de Brumadinho atingirem o rio São Francisco será uma catástrofe incalculável, já que o “Velho Chico” é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios.
Em nota, a Vale informou que há possibilidades de vítimas.
Com informações: G1.