As ruas do Centro de Recreio (Teixeira da Silva, Major Cristiano Guimarães e João Perillo) estão interditadas nesta quarta-feira (24) para tráfego de veículos por conta do descarregamento de duas locomotivas do projeto Trem Rio-Minas.
As máquinas que vieram de da VALE /SA de Vitória (ES) estão sendo retiradas dos caminhões por guindastes e serão encaminhadas para a oficina de trens da ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto, para reparos e manutenções.
Desde setembro, 9 vagões de passageiros e 2 locomotivas reformadas, deixaram a oficina de Recreio e foram para Três Rios (RJ). Em comunicado a ONG informou que o trecho Três Rios (RJ), Sapucaia (RJ) e Além Paraíba (MG), já foram inspecionados pela ANTT e a documentação legal toda concluída. Resta agora a inspeção de Além Paraíba (MG), Volta Grande (MG), Recreio (MG), Leopoldina (MG) e Cataguases (MG).
Não há nenhuma informação oficial do início de operação do trem turístico.
Confira o comunicado da ONG Amigos do Trem
A ONG Amigos do Trem vem por meio deste comunicar a todos que o Trem Rio-Minas, está com 09 vagões de passageiros e 02 locomotivas reformadas, a documentação legal da ANTT foi toda concluída, incluindo a inspeção da Agência Reguladora da linha férrea entre Três Rios, Chiador, Sapucaia e Além Paraíba, aguardando a segunda inspeção de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, data esta que deverá ser programada e realizada pela ANTT.
O Trem Rio-Minas se encontra estacionado na cidade de Três Rios, aguardando o relatório da inspeção da ANTT, do acordo entre a concessionária FCA/VLI e o Ministério Público Federal para que que ferrovia seja reformada em partes ou toda, não dependendo do operador do trem que é a ONG Amigos do Trem.
A ONG neste momento aguarda as decisões futuras da concessionária para formalização do Contrato Operacional Específico para operação do Trem Rio-Minas e decisões da ANTT e MPF.
Também comunicamos que o projeto do Trem Rio-Minas continua cada dia mais forte e consolidado até que se resolva de fato estas questões burocráticas acima transcritas para que se possa dar início às operações.
Atenciosamente,
Diretoria da ONG Amigos do Trem