Identificados em Recreio dois locais de descarte irregular de lixo eletrônico: um na estrada Recreio-Abaíba e outro na travessia da linha férrea entre o asfalto e a estrada da Água Limpa. Segundo informações os materiais foram recolhidos nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Estes tipos de produtos, se depositados em qualquer local e sem cuidados específicos, podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde da população, já que eles contêm substâncias tóxicas em sua composição que podem contaminar os lençóis freáticos, como: chumbo, cádmio, mercúrio, berílio e etc. Além disto, eles têm grande quantidade de plástico, vidros e metais, materiais que levam bastante tempo para se decompor no solo.
O recolhimento do lixo eletrônico foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Os produtos lotaram um caminhão. O destino final deverá ser a União Reciclável, aterro sanitário localizado na BR-116.
“Com a possibilidade da reativação da Usina de Reciclagem de Conceição existe uma proposta de montar um ponto de recolhimento destes materiais em Recreio, dando a eles um destino correto”, informou Danilo Silva, advogado da ACRAP, associação que vai gerenciar a Usina.
Não há informações do autor do descarte irregular.