Em meio ao momento crítico das finanças de praticamente todos os órgãos governamentais do Brasil, com salários de trabalhadores sendo atrasados ou mesmo parcelados, com retenção de recursos constitucionais para o pleno funcionamento dos serviços assistenciais à população, alguns servidores municipais de Recreio foram às ruas manifestar e reivindicar, principalmente, aumento salarial.
Os manifestantes, aproximadamente uns 20, reivindicavam com cartazes, além do aumento salarial, ticket alimentação, reforma do refeitório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, equipamento de proteção individual e etc. Eles saíram em caminhada de frente ao Sindicato dos Servidores Públicos, na Rua Tenente Joaquim Pereira, e foram até a Prefeitura Municipal, aonde ficaram por algumas horas.
Ao final da tarde de ontem um comunicado da Prefeitura Municipal por meio da página do Facebook informava que a remuneração dos trabalhadores (vencimentos e vantagens) está rigorosamente em dia; que as leis 1.568/2015 e a 1.615/2017 (reajuste salarial) foram cumpridas; que os agentes de epidemiologia e os fiscais sanitários receberam gratificações, de R$ 1.200 e R$ 1.500; que o PMAQ foi pago aos profissionais do programa Estratégia Saúde da Família; e que o piso mínimo nacional da educação está sendo garantido.
Por causa da manifestação deste dia 4 de julho, os servidores envolvidos paralisaram as suas funções trabalhistas. Ainda não há nenhum posicionamento da administração de Recreio diante das reivindicações.