Reunião no Centro Cultural discutiu impactos do trem turístico em negócios de Recreio

Comerciantes, artesãos, autoridades municipais, representantes do SEBRAE/MG e do Circuito de Serras e Cachoeiras, participaram de uma reunião no Centro Cultural Aristides Dorigo, nesta terça-feira (26), que discutiu os impactos do trem turístico – Trem Rio-Minas – em negócios de Recreio.

Reunião no Centro Cultural Aristides Dorigo.

Para esclarecer a importância do projeto idealizado pela ONG Amigos do Trem, tanto para Recreio como para os outros municípios participantes, foram convidados o analista do SEBRAE/MG, Marco Antônio de Mendonça, e a gestora do Circuito Turístico de Serras e Cachoeiras, Sônia Dias.

Antes das apresentações da dupla o prefeito de Recreio, José Maria Barros, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Paulinho Pintor, fez um breve pronunciamento. O chefe do executivo reafirmou o apoio de seu governo ao resgate do movimento ferroviário e destacou que diante deste momento de dificuldades financeiras nas administrações públicas é importante estimular o desenvolvimento territorial, ressaltando que o turismo pode ser uma ótima maneira de movimentar a economia das cidades.

Na sequencia o analista do SEBRAE, Marco Antônio Mendonça, disse que os comerciantes precisam se adequar para o retorno do trem de passageiros e a chegada dos turistas. Ele disponibilizou as orientações do SEBRAE e mencionou que duas cidades deste circuito já estão preparadas para receber os visitantes: Além Paraíba e Sapucaia (RJ).

Para falar sobre a importância do turismo foi dada a palavra a gestora do Circuito de Serras e Cachoeiras, Sônia Dias. Durante a sua fala, Sônia lembrou do retorno de Recreio ao Circuito que ajudou a fundar e destacou o momento importante que a cidade vive com a oportunidade de receber o ICMS Turístico no próximo ano. A gestora fez também um breve relato da instituição que gerencia e disse que a região tem uma grande chance de melhorar a atual situação econômica, mas para isso é necessário adequar-se nas diversas áreas que serão observadas pelos turistas.

Um dos comerciantes participantes aproveitou e perguntou aos representantes de Recreio – Marcelo Andrade e Henrique Garbero, indicados pelo prefeito José Maria Barros para acompanhar as ações do trem turístico, sobre a situação da Praça dos Ferroviários. Ambos informaram que o governo municipal está em busca de recursos para melhoria do espaço, mas ainda não há nenhum projeto aprovado por entes governamentais superiores.

Com previsão de começar as atividades operacionais no segundo semestre, mas ainda não declarado definitivamente pela ONG Amigos do Trem por causa de questões burocráticas na ANTT, o trem turístico terá um percurso de mais de 100 km entre Cataguases e Três Rios (RJ), passando por Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia, no Rio de Janeiro.

Prefeito de Recreio.
Analista do SEBRAE.
Gestora do Circuito de Serras e Cachoeiras.
Reunião com diversos comerciantes de Recreio.
Prefeito de Recreio afirmando apoio ao projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *