Retrospectos do Mineiro Pau e do Caxambu são apresentados por estudantes durante Seminário da E.E Olavo Bilac

Nesta terça-feira (19), no Centro Cultural Aristides Dorigo, durante o Seminário de cultura afro-brasileira da E.E Olavo Bilac, os estudantes das turmas de 2º e 3º anos do ensino médio (Edilaine, Bianca, Bruna, Bruno, Gabriel, José Maurício, Luciano, Luísa e Maria Eduarda) apresentaram os retrospectos do Mineiro Pau e do Caxambu de Recreio.

Seminário da E.E Olavo Bilac.

Durante quase 1 hora os jovens entre 16 e 17 anos explanaram de maneira objetiva o levantamento histórico realizado por eles dentro da proposta do projeto selecionado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais sob coordenação da professora Fernanda Freitas – “Retrospecto da Cultura Afrodescendente do Município de Recreio” – que integra o “Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora – Ubuntu/Nupeaas. Este foi o segundo Seminário.

Em seguida aconteceram duas apresentações em frente ao Centro Cultural. A primeira foi o Mineiro Pau formado pelos estudantes do 3º ano da E.E Olavo Bilac e orientado pelo incentivador, Antônio Marcos de Carvalho, o popular Toninho do Marreco. Depois foi a vez do Caxambu coordenado pela incansável Cicinha, que há anos vem mantendo a tradição da dança brasileira de origem africana em Recreio.

O Seminário contou também com a participação do diretor da E.E Olavo Bilac, Ruan Ferreira; do diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Senra; da assessora pedagógica Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Ana Paula de Moura; da analista educacional Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Íris Meireles; da gestora do Centro Cultural Aristides Dorigo, Renata Cardozo; do vereador de Recreio, Reginaldo Moraes “Pororoca”; e de representantes e alunos das escolas, E.E Sebastião Medeiros (Ribeiro Junqueira – Leopoldina), E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros (Providência – Leopoldina), E. E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista – Recreio), E.M Francisco Pinheiro de Lacerda (Abaiba – Leopoldina), E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz (Recreio), E.M João Damasceno Ferreira (Recreio), APAE (Recreio) e C.E Castelo das Letras (Recreio).

Diretor da E.E Olavo Bilac abrindo o Seminário.
Estudantes que realizaram os retrospectos.
Seminário de cultura afro-brasileira.
Público presente.
Apresentação dos estudantes.
Apresentação dos estudantes.
Apresentação dos estudantes.
Crianças do C.E Castelo das Letras no Seminário.
Apresentação do Mineiro Pau.
Bateria do Mineiro Pau.
Mineiro Pau.
Apresentação do Caxambu.
Caxambu de Recreio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *