Nesta terça-feira (19), no Centro Cultural Aristides Dorigo, durante o Seminário de cultura afro-brasileira da E.E Olavo Bilac, os estudantes das turmas de 2º e 3º anos do ensino médio (Edilaine, Bianca, Bruna, Bruno, Gabriel, José Maurício, Luciano, Luísa e Maria Eduarda) apresentaram os retrospectos do Mineiro Pau e do Caxambu de Recreio.

Durante quase 1 hora os jovens entre 16 e 17 anos explanaram de maneira objetiva o levantamento histórico realizado por eles dentro da proposta do projeto selecionado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais sob coordenação da professora Fernanda Freitas – “Retrospecto da Cultura Afrodescendente do Município de Recreio” – que integra o “Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora – Ubuntu/Nupeaas. Este foi o segundo Seminário.
Em seguida aconteceram duas apresentações em frente ao Centro Cultural. A primeira foi o Mineiro Pau formado pelos estudantes do 3º ano da E.E Olavo Bilac e orientado pelo incentivador, Antônio Marcos de Carvalho, o popular Toninho do Marreco. Depois foi a vez do Caxambu coordenado pela incansável Cicinha, que há anos vem mantendo a tradição da dança brasileira de origem africana em Recreio.
O Seminário contou também com a participação do diretor da E.E Olavo Bilac, Ruan Ferreira; do diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Senra; da assessora pedagógica Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Ana Paula de Moura; da analista educacional Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Íris Meireles; da gestora do Centro Cultural Aristides Dorigo, Renata Cardozo; do vereador de Recreio, Reginaldo Moraes “Pororoca”; e de representantes e alunos das escolas, E.E Sebastião Medeiros (Ribeiro Junqueira – Leopoldina), E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros (Providência – Leopoldina), E. E. Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista – Recreio), E.M Francisco Pinheiro de Lacerda (Abaiba – Leopoldina), E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz (Recreio), E.M João Damasceno Ferreira (Recreio), APAE (Recreio) e C.E Castelo das Letras (Recreio).












