Diretor do SAAE explica situação da água de Recreio em sessão da Câmara Municipal

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Recreio, José Augusto de Souza Filho “Dutinha”, acompanhado do técnico em química da Estação de Tratamento, Leonardo Pina, participou da sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (19) e explicou a situação da água de Recreio.

De acordo com o diretor da autarquia, com o período chuvoso grandes concentrações de ferro e manganês estão escorrendo das encostas e parando no leito do manancial, e, mesmo com o tratamento executado na ETA esses minérios têm sido identificados, principalmente, ao final das redes de abastecimento. “Na última semana amostras da água do manancial e da rede foram enviadas para análise em Viçosa e, possivelmente, nesta semana teremos os resultados”, disse.

Perguntado sobre quais medidas tomar no caso das manchas em roupas, o técnico Leonardo Pina, indicou evitar o uso de alvejantes com cloro na hora das lavagens. Outra sugestão foi o uso de limão. Segundo Leonardo, o cloro quando se mistura à água com manganês e ferro ele reage e causa as manchas de tom amarronzado nas peças.

O técnico informou também um dado importante, que pelo menos de dois em dois anos o manancial deve ser dragado para evitar que estes materiais fiquem alocados no fundo da represa de onde vem a água para tratamento e na sequencia abastecimento na área urbana de Recreio. Dutinha aproveitou para dizer que nesta semana o manancial será dragado por meio de uma parceria entre o SAAE, a Prefeitura Municipal e a Associação de Municípios da Microrregião do Rio Pomba “AMERP”.

Durante quase uma hora o diretor ainda respondeu algumas perguntas dos parlamentares e recebeu elogios de alguns diante dos serviços prestados pela autarquia municipal. O convite para a participação da sessão da Câmara Municipal havia sido proposto pelo presidente, Paulinho Pintor, com adesão de todos os demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *