O maior órgão turístico do Brasil, o Ministério do Turismo, destacou esta semana o projeto do trem turístico, Trem Rio-Minas. Recreio é parte fundamental na implementação da proposta de voltar com o movimento ferroviário na região. Além de fazer parte do circuito, a cidade abriga a oficina de reparos e manutenção de locomotivas e vagões.

Desde 2017, a ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto, está na oficina de Recreio. Atualmente 15 funcionários participam da fase de recuperação e caracterização dos carros e das locomotivas com as marcas dos patrocinadores. O espaço estava desativado desde 2015 quando a FCA cessou o transporte da bauxita pelas ferrovias.
Ao todo serão 160 km de passeio turístico: 120 km entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), passando por Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais, e Sapucaia, no Estado do Rio; e outros 40 km, previstos entre Recreio e Santo Antônio de Pádua (RJ), passando por Palma, neste circuito o distrito recreiense de Angaturama estaria incluído.
No site do Ministério do Turismo o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique Nascimento, disse que “a previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”.
O Trem Rio-Minas deve começar a circular no segundo semestre deste ano, aos finais de semana e feriados. O projeto conta com apoio das prefeituras do circuito, da iniciativa privada, da concessionária da Ferrovia Centro Atlântica e de órgão federais ligados ao transporte ferroviário.
Em Recreio, o prefeito José Maria Barros, entusiasta da ideia de voltar com o movimento ferroviário por meio do turismo vê o projeto como uma ótima oportunidade de alavancar a economia municipal. “Nossa cidade é originária da ferrovia, ao final do século XIX. Vivemos a época áurea das estradas de ferro e ainda hoje sentimos, tanto economicamente como sentimentalmente, a lacuna deixada pela interrupção das atividades ferroviárias”, disse.

Parabéns José Maria nos recreienses estamos orgulhosos por mais eesta conquista como será bom ir ca Recreio e relembrar tempos de glórias
Apresenta-se, enfim, um caminho para o desenvolvimento sustentável de Recreio e região.
Aos poucos, todas as comunidades beneficiadas pelo projeto passam a se integrar em um arranjo produtivo e colaborativo.
Novas perspectivas se apresentarão.
Certo que Jose Maria será um excelente articulador da organização social e política necessária para o estabelecimento deste arranjo.
A esperança volta aos corações dos povos do Zona da Mata, projetada objetivamente em um momento futuro.
Um verdadeiro presente sobre trilhos 🚂
Parabéns para todos os envolvidos!