A primeira semana da volta às aulas na rede estadual é um momento de diálogo entre profissionais da educação, estudantes e a comunidade, é o denominado “tempo de acolhimento”. Na E.E Olavo Bilac a proposta apresentada pela direção foi de levar temas relacionados ao cotidiano. E, na primeira roda de conversa um assunto importante para a cidade foi debatido, “Administração Pública, com a participação do prefeito de Recreio, José Maria Barros.
Durante quase 1 hora o prefeito mostrou para os estudantes do 3º ano do ensino médio como funciona o modelo político-administrativo brasileiro em todas as esferas governamentais e deu ênfase a estrutura municipal. A partir daí o chefe do executivo explicou para a garotada de onde vem os recursos que são utilizados para administrar a cidade e quais obrigações constitucionais que um gestor tem na hora de aplicá-los. “Em 2017, todos os índices de investimentos nas áreas prioritárias pela Constituição, ou seja, em educação e saúde, foram acima dos limites exigidos”, disse.
Os estudantes aproveitaram para fazer perguntas ao prefeito (foto). Um dos questionamentos foi como a Prefeitura está trabalhando neste momento de recessão econômica e em quais áreas houve cortes. José Maria Barros de maneira simples respondeu: “estamos trabalhando com austeridade e responsabilidade com o dinheiro público. Em todas as áreas foram feitas adequações perante a realidade financeira”.
Antes de encerrar a roda de conversa a supervisora Adriana Amorim ainda perguntou quais as medidas que estão sendo tomadas para amenizar os problemas rotineiros da crise hídrica. O prefeito disse que em 2017 a Prefeitura pleiteou dois investimentos para a construção de poços artesianos. “Um projeto está no Governo Estadual e o outro na FUNASA. Em ambos estamos aguardando uma posição dos órgãos. Essas são medidas emergenciais”, informou.
Durante a roda de conversa o diretor, Ruan Ferreira (foto), lembrou da parceria que a Prefeitura tem feito com as escolas. “Sempre que solicitamos o apoio da Administração Municipal, seja na cessão de servidores para reparos ou ajustes na estrutura física, o prefeito sempre nos atendeu prontamente. Isso mostra o comprometimento do gestor com a educação”, disse.
Ao final do primeiro dia do “tempo de acolhimento” a direção do colégio agradeceu a presença do prefeito e lembrou que a escola está de portas abertas para a Administração sempre que precisar.
Durante esta semana outros temas serão debatidos com estudantes e profissionais da educação, entre eles: meio ambiente, educação e outros. Sempre com a participação de um nome de reconhecimento na sociedade recreiense.




