A principal cidade da região da zona da mata mineira, Juiz de Fora, com mais de 500 mil habitantes, registrou a primeira morte por febre amarela. O óbito de um homem de 58 anos foi anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (26).

Segundo o portal de notícias G1 Zona da Mata, as informações foram divulgadas em entrevista coletiva realizada na Superintendência Regional de Saúde, onde também foram reveladas quais as novas ações a serem desenvolvidas em parceria entre as pastas da área de saúde de Juiz de Fora e do Estado.
O homem de 58 anos, que faleceu no dia 18 de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia da cidade, precisou passar por um transplante de fígado, mas não se recuperou. Na região são 28 casos em investigação e com esta morte em Juiz de Fora sobe para três o número de óbitos ocasionado pela febre amarela. Os outros casos foram em Mar de Espanha e Goianá.
A cidade de Juiz de Fora fica localizada a aproximadamente 130 km de Recreio. Ela é referência na área de educação de ensino superior.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.
Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Com informações: G1 Zona da Mata.